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Como vender mais investindo apenas no som ambiente

, 21/01/2021

Você já se perguntou por que muitas pessoas entram na loja que você gerencia, mas não compram?

É frustrante quando isso acontece, mas e se eu te contar que existe uma estratégia muito simples que ajuda centenas de empresas diariamente a aumentarem o seu faturamento e que você também pode aplicar na sua loja?  

Se você quer saber qual é essa estratégia, continue lendo esse artigo.

Por que você não vende?

Vamos voltar para a pergunta inicial:

Você já se perguntou por que muitas pessoas entram na loja que você gerencia, mas não compram?

O fato é que, provavelmente, estão faltando estratégias de venda e um impacto na comunicação dentro da sua loja, que não somente atraiam as pessoas como também prendam a sua atenção o suficiente para que elas efetuem uma compra.

Eu posso afirmar que todo gerente de alguma loja já passou por aquela situação super desagradável onde o cliente entra na loja, dá uma olhada rápida e sai correndo de lá sem sequer dar a oportunidade para o vendedor mostrar os produtos.

Das duas uma, ou você era o gerente da loja que ficou lá parado vendo a sua oportunidade de vendas ir embora, ou você era o próprio cliente fujão.

De qualquer forma, o que importa aqui nessa conversa é reduzir as chances de que isso aconteça na sua loja e, para isso, você precisa fazer apenas um pequeno ajuste de comunicação que eu vou te mostrar nesse artigo.

A solução para o seu problema pode ser muito mais simples do que você imagina, mas às vezes a gente precisa que alguém nos mostre, que nos desperte, pra girar aquela chavinha na nossa cabeça e a gente finalmente entender qual caminho seguir.

O caminho que eu tenho para te apontar aqui é uma estratégia para alavancar suas vendas! Sim, você pode vender mais, comunicando com o seu cliente por meio do som ambiente da sua loja!!

Nesse artigo, eu vou te passar muita informação sobre o som ambiente. Vamos falar de:

  • Marketing sensorial e Music branding
  • Equipamentos e instalação
  • Playlist
  • Propagandas

A gente vai trabalhar com uma linha imaginária que começa no som ambiente e termina com o dinheiro entrando no seu bolso.

Se você ainda não tem som na sua loja, não se preocupe, continua aqui comigo que eu tenho muitas dicas para você também!

Então vamos nessa vender mais investindo apenas no som ambiente.

Bom, a música faz parte das nossas vidas, mas muitas marcas não sabem usar isso ao seu favor e até acreditam que não faça a menor diferença para o seu negócio. A verdade é que a música é sim capaz de influenciar os consumidores e merece grande atenção.

Marketing sensorial e Music Branding

Pra início de conversa eu preciso que você conheça um pouco mais sobre o universo do Marketing Sensorial e do Music Branding.

O Marketing Sensorial é uma importante ferramenta para divulgação da sua marca. Ele estimula os cinco sentidos do consumidor: tato, paladar, olfato, visão e audição.

A ideia é basicamente usar os sentidos para conquistar a atenção e o interesse dos clientes.

Essa estratégia garante que, mesmo que de forma inconsciente, os sentidos podem influenciar nas decisões tomadas pelos consumidores.

Visão: na visão, a marca se preocupa com o design da loja, a forma como os produtos serão expostos e em ter uma boa apresentação do ponto de vendas.

Olfato: nesse caso, a empresa usa a sensibilidade dos aromas e perfumes para marcar e envolver os clientes, trabalhando a sua memória afetiva e causando uma associação rápida do cheiro com a marca.

Paladar: aqui, mesmo que a empresa não trabalhe com alimentação, é muito interessante oferecer uma degustação ou pelo menos um café com bolachinha, ou uma bala, de maneira que a marca seja associada a esses alimentos. Assim, além do cliente lembrar da sua loja quando ele comer de novo, ele também vai se sentir cuidado e até um pouquinho mimado, criando uma memória positiva a partir dessa preocupação que a loja teve com o bem estar dele.

Tato: nesse caso, as empresas apostam nas sensações físicas causadas pelos produtos e outros elementos da loja. É um tecido aveludado, um tapete fofinho, um pincel macio de maquiagem, etc. Um exemplo bacana de contato com o produto é o teste drive.

Audição: por fim, a audição. Foi de propósito que eu deixei pra falar dela no final, porque esse sentido está diretamente relacionado ao som ambiente, que é o nosso foco aqui. A partir da audição, nós somos capazes de perceber o mundo a nossa volta e é por isso que se trata de um sentido tão importante no marketing sensorial.

O som ambiente tem tudo a ver com o marketing sensorial auditivo e é muito eficiente para aumentar as suas vendas se for bem trabalhado.

Agora você entende a importância de conhecer o marketing sensorial antes de continuar o nosso raciocínio? Afinal de contas, se você não soubesse do poder desse tipo de marketing, o som ambiente poderia parecer apenas mais uma peça de decoração da loja, quando na verdade ele é uma ferramenta que tem o poder de aumentar o seu lucro.

Tá fazendo sentido pra você? Eu não estou inventando nada. Tudo o que eu estou te mostrando aqui não é novo, já vem sendo usado há décadas.

Eu acho muito engraçado como às vezes a gente vai gastando energia, tempo e dinheiro para fazer malabarismos no nosso negócio buscando crescimento e acabamos deixando de fazer o básico, aquilo que está na nossa cara, que de tão óbvio, passa até despercebido. Como é justamente o caso de usar o som ambiente para dar voz pra nossa marca.

Eu te falei que o som ambiente precisa ser bem trabalhado pra gente ter um retorno positivo, certo? E um dos recursos que a gente tem pra melhorar a eficiência do som ambiente é o Music Branding, aquele segundo termo que eu disse que a gente precisa conhecer para passar pra próxima etapa desse nosso jogo.

O Music Branding ou Sound Branding, é uma estratégia que estuda as melhores músicas e a melhor ambientação de acordo com a marca para trazer o resultado mais positivo possível, utilizando a música para estimular as emoções do consumidor e a sua decisão de compra.

Assim, ele reforça a sua marca e fideliza os seus clientes por meio dos sons!

O som ambiente é capaz de aumentar as vendas de um estabelecimento comercial, desde que seja utilizado de maneira adequada e de acordo com o perfil do público, influenciando na sua decisão de compra e no seu relacionamento com a marca. Além disso, a ambientação sonora interfere de forma relevante no desempenho dos vendedores. Pensa comigo: se a música estimula os seus colaboradores a trabalharem mais, a tendência do seu caixa é só aumentar!

A sua loja pode estar perdendo vendas porque você não trabalha bem o som ambiente ou sequer tem um som instalado. Assim você não faz uso nem do marketing sensorial auditivo e muito menos do Music Branding.

Eu quero que você saia desse artigo com uma nova visão, a minha missão aqui é essa: te dar a oportunidade de aumentar as suas vendas a partir de uma mudança extremamente simples dentro da sua loja e eu vou te provar agora que isso é real!

Tempo é dinheiro

É o que diz o ditado: tempo é dinheiro! Você já pensou que se conseguisse “segurar” o cliente dentro da loja por mais tempo, você teria também mais lucro? Afinal de contas o cliente vai conseguir ver mais produtos, o colaborador vai ter mais tempo para convencer ele, a conexão entre a sua empresa e o cliente vai ficar ainda mais forte e a tendência é que esse cliente volte porque gostou do ambiente da sua loja. 

Quem nunca foi no supermercado fazer uma compra rápida e acabou saindo de lá uma hora depois com a mão cheia de sacolas? Agora experimenta entrar em um supermercado sem som ambiente, onde você escuta todas as conversas, aquele barulho horrível da parte do açougue e fica sem graça se o seu telefone começar a tocar. Eu tenho certeza que você vai ficar menos tempo lá dentro e vai consumir ainda menos.

Aumentar o tempo do seu cliente na loja e criar um ambiente agradável, é o que você precisa para faturar ainda mais.

Se você ainda tem as suas dúvidas, confere esses dados:

Sabe-se que, quando devidamente escolhidas, as trilhas sonoras fazem com que 14% das pessoas comprem mais, 30% dos consumidores voltem a visitar a loja e 21% recomendem para outras pessoas.

Além disso, um estudo feito por Milliman constatou o aumento de 34% no tempo de permanência dentro de um supermercado quando a música ambiente estava ligada, com um notável aumento nas vendas.

Outra linha de raciocínio bem interessante é que hoje já existem terapias com música, o que comprova que os sons influenciam sim no estado emocional das pessoas.

É muito importante a gente entender que o som ambiente não se trata apenas do kit de caixinhas instaladas dentro da loja, mas também das músicas e propagandas que serão tocadas. Não adianta ter caixinhas e reproduzir as músicas inadequadas e não ter nenhuma propaganda também!

Se você quer ter esses resultados e aumentar as suas vendas, não adianta ignorar esses pontos e colocar qualquer coisa pra tocar na loja.

Na prática

Ok, então chegou a hora da verdade! Afinal de contas, como você vai aplicar essa teoria e aumentar o dinheiro no seu bolso?

Vamos começar com o kit de sonorização: esse kit normalmente é composto pelas caixinhas, fiação e o amplificador, que serão conectados no dispositivo de reprodução do áudio, que pode ser um computador, celular ou notebook.

O resultado de todo o esforço da empresa e do marketing depende diretamente da qualidade e da instalação correta dos equipamentos de som que irão reproduzir as playlists.

Assim, o que eu vou falar aqui pode orientar você que quer instalar um som na sua loja, mas também pode ser muito bom para você que já tem o som instalado, uma vez que você vai aprender um pouco mais sobre o tema e pode ver se tem alguma irregularidade na sua instalação também.

O primeiro passo é saber quais ambientes serão sonorizados. Esses ambientes são as áreas da loja que tenham características distintas.

Por exemplo: se a sua marca é uma loja de roupas, dependendo da estrutura física do estabelecimento você poderia dividir os ambientes em checkout, araras de roupas e trocadores, trabalhando o volume do som de maneira individual para cada um deles.

Você pode por exemplo aumentar o som na área dos provadores de roupas para que a pessoa seja mais envolvida pela canção e associe essa emoção com a peça de roupa que ela está vestindo.

Você também precisa considerar o tamanho desses ambientes, o que ajuda a decidir qual é a melhor quantidade de caixinhas e a distância entre elas.

A altura do pé direito também é muito importante na hora de elaborar o seu projeto de som ambiente. Essa altura pode variar dentro de um mesmo imóvel e ignorar essa medida pode trazer problemas na hora de obter os melhores resultados de sonorização da loja. Se os ambientes possuem pé direito distintos, a dispersão sonora também será diferente.

Quanto à marca e ao tipo das caixas de som eu não vou dar detalhes nesse artigo, afinal de contas existem muitos e eles atendem a vários tipos de empresas, então isso vai variar conforme a sua necessidade. O que eu posso dizer é que o seu som ambiente precisa ter acima de tudo qualidade! Nada de caixinha com problema na fiação, que fica fazendo aqueles zumbidos, picando o áudio ou qualquer outro empecilho que possa atrapalhar a experiência de compra do seu cliente.

Por mais simples que pareçam, essas dicas são muito relevantes na hora de montar um som ambiente comercial e estar atento a cada uma delas é essencial para que a sua loja tenha uma atmosfera agradável e um marketing sensorial de qualidade.

É claro que, para facilitar a sua vida e evitar problemas, a melhor opção é que você contrate um técnico ou uma equipe para fazer todas essas análises na sua loja e a instalação das caixinhas também.

Saiba mais em: “Som ambiente comercial: 4 itens que você precisa saber para montar o seu”

Depois dos equipamentos nós temos as músicas, que são peça chave para que haja o aumento nas suas vendas. Se você quer mesmo faturar mais investindo apenas o seu som ambiente, você precisa dar uma atenção especial para as músicas.

A música certa fortalece a marca, trabalha a conexão entre empresa e cliente, ativa a memória afetiva dele, deixa o ambiente mais agradável, aumenta a permanência do cliente na loja e o seu poder de consumo e muito mais!

Pra gente continuar no nosso raciocínio, eu vou te falar sobre alguns pontos aos quais você deve estar bem atento com relação as músicas ok?

Vamos ver algumas regras básicas do music branding:

1-      Os gêneros e artistas devem ser selecionados com base no público alvo, características da loja e a sensação que a marca deseja transmitir.

2-      Não se deve fazer o uso apenas do gosto pessoal na hora de escolher as músicas

3-      A menos que a sua loja seja de artigos religiosos, não selecione músicas que exprimam religião

4-      É preciso alinhar as músicas calmas e agitadas estabelecendo os melhores horários para que elas toquem

5-      O volume deve ser regulado

6-      Tenha variedade de músicas

Essa questão da playlist é bem mais delicada do que parece, afinal de contas não adianta você colocar uma música qualquer, porque, além de não ter o efeito desejado, as chances são que você terá o efeito contrário se não souber montar a sua playlist.

Olha só, se você coloca a música errada, ao invés de acolher e impactar positivamente o seu prospecto, você estará afastando-o da loja e proporcionando uma experiencia de compra negativa! Isso impede com que ele volte e indique a sua empresa para outras pessoas.

Você também já deve ter entrado em uma loja muito barulhenta ou muito silenciosa e esse é outro erro comum que deve ser evitado. Aqui no music branding a gente trabalha pelo caminho do meio, do equilíbrio, pra sempre tentar atrair e manter o cliente por perto, sem deixar ele desconfortável ou desorientado demais a ponto de tirar ele da loja!

Quando for ajustar o som ambiente, lembre-se que ele deve ser uma música de fundo que não tira o foco do produto e influencia indiretamente o cliente enquanto ele estiver no local, então, nada de exageros.

Esse assunto da música é tão extenso que eu não poderia falar apenas nesse artigo. Para saber mais é só clicar aqui e baixar um e-book super completo e gratuito que eu mesma escrevi com muito carinho para você. Nele eu conto exatamente tudo o que é necessário para montar a playlist ideal para o seu negócio.

Nesse ebook eu falo sobre branding, marketing sensorial, music branding e te dou um passo a passo para você montar a sua própria playlist para aumentar as suas vendas.

Agora vamos para o nosso último componente do som ambiente: as propagandas!

Você investiu na sonorização, selecionou as músicas certas, e não vai aproveitar desse recurso para falar da própria empresa e divulgar a marca?

O segredo para aumentar as suas vendas está também na propaganda! Não existe anúncio melhor do que o que você faz dentro da própria loja, para os clientes que já demonstraram interesse no seu produto!

Você pode anunciar suas ofertas e promoções, divulgar depoimentos, falar de novos produtos que chegaram e os serviços que você oferece. Pode falar só de algum produto específico, dar dicas de uso, enfim, tem muita coisa que você pode anunciar na sua rádio e que vai enriquecer demais a sua programação e o seu financeiro!

Uma ideia muito boa é cobrar um valor X para anunciar as propagandas dos seus fornecedores na programação da sua loja, assim você vai ter bastante conteúdo e ainda aumenta o seu caixa.


O fim da linha

Fazer propaganda no seu som ambiente é o que faltava para fechar essa nossa conversa, porque é aqui que você encontra o fim daquela linha imaginaria que eu te falei no começo do artigo.

Vamos relembrar como era essa linha?

Ela começava no ponto onde você tinha o seu som ambiente e terminava com o dinheiro entrando no seu bolso.

Agora você já sabe que pra chegar nesse resultado você tem que dar atenção especial para o seu equipamento e a instalação dele na sua loja, para a playlist e também para as propagandas!

Eu já te dei o caminho completo que você precisa percorrer para alcançar o seu objetivo de alavancar as suas vendas de uma maneira extremamente simples.

“Ah Luísa, mas agora eu vou ter que desembolsar para sonorizar a minha loja, eu não consigo montar a playlist sozinho, vou ter que contratar alguém pra fazer pra mim, e as propagandas? É muito caro!”

Eu te entendo, mas todo gerente líder sabe que para crescer é preciso investir e, se você me assistiu até aqui, se você está até agora comigo nesses minutos de conhecimento e de transformação, eu tenho certeza que você faz parte desse grupo de líderes inovadores.

Você vai fazer um pequeno investimento agora para ter retorno mais pra frente. É isso que vai aumentar as suas vendas! Se não aumentasse eu não estaria aqui te prometendo isso. Você vai ver um retorno do seu investimento.

E outra, agora que eu já virei a chavinha na sua cabeça e despejei esse tanto de conteúdo aí dentro, você não pode parar por aqui.

Eu te convido a começar a observar, a refinar o seu olhar e o seu ouvido. Isso aqui é uma lição de casa tá? é o seu dever! A partir de agora, em todas as lojas que você entrar, você tem a tarefa de observar o som ambiente. Olha a distribuição das caixinhas de som, o volume, observa as músicas (você pode fingir que tá vendo algum produto, não tem problema, só entra lá e fica escutando o que tá tocando) se não tiver nada tocando, repara também como fica o lugar, se a loja seria melhor com som ambiente, olha as propagandas, olha tudo!

Assim você vai ampliar cada vez mais o seu olhar e a sua experiência e vai conseguir aplicar isso no seu negócio. Você vai começar a perceber que esse exercício de observar te deixa mais criativo e inspirado.

Vai chegar o dia que você vai entrar em um lugar e pensar: poxa que propaganda legal, eu quero uma nesse estilo também! E aí você vai aprimorando a sua programação e a identidade da sua marca se inspirando no que as outras empresas estão fazendo. Não tem problema nenhum nisso desde que você não cometa plágio, beleza?

Eu espero de verdade que esse artigo tenha te ajudado, eu quero muito que a sua empresa cresça e que você aumente o seu faturamento!

Se você quiser pode comentar aqui embaixo sobre a sua experiência com o som ambiente, pode entrar em contato com a gente pra contar a sua história porque será um prazer enorme conhecer você e te ajudar nessa mudança. Porque embora seja simples, uma ajudinha nunca é demais né?

Então pode mandar perguntas que a gente vai fazer o possível pra te ajudar. Não esqueça de baixar o ebook e, se você quiser saber um pouco mais sobre som ambiente e como obter um retorno positivo com ele é só continuar navegando pelo blog e dar uma olhadinha nas nossas redes sociais.

Um abraço enorme e até a próxima!


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