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Será o fim das lojas físicas?

, 04/02/2021

Bom, aqui vai mais um artigo do blog e o tema da vez é o apocalipse das lojas físicas.

Se você quer descobrir se as lojas físicas estão prestes a acabar, se é possível sobreviver a esse caos e ainda receber uma dica bônus que pode te salvar, continue lendo esse artigo!

As grandes ameaças

Vamos falar aqui de duas ameaças que o mercado offline tem sofrido e algumas maneiras de enfrentá-las.

O avanço da tecnologia e mais especificamente da internet é uma ameaça que está presente já há alguns anos, e que a cada dia toma uma força ainda maior. Isso tem preocupado gerentes e donos de lojas e muitos se perguntam “Qual será o futuro da minha empresa?”

Na internet o cliente consegue encontrar o que procura com mais facilidade e variedade.

É tudo muito prático e, com apenas alguns cliques, ele já adquire o produto desejado, tem acesso a informações mais detalhadas sobre o produto, vê o feedback de outros clientes, compara preços, economiza tempo, não precisa enfrentar fila e, no geral, as compras são muito seguras e ele pode acessar isso tudo de qualquer lugar do mundo.

O mercado digital tem muitas vantagens e cada vez mais você consegue comprar e fazer aquisições através de sites e redes sociais (que também se converteram em plataformas de comércio).

Sem dúvidas, esse avanço é fantástico e muito importante para a humanidade, nós poderíamos falar sobre isso durante horas.

Mas o ponto desse artigo é o impacto que esse desenvolvimento tem no offline e uma coisa é certa: nem toda loja que está no digital precisa migrar para o mundo físico, mas toda loja física precisa migrar para o digital.

Ou seja, toda empresa que está no offline e quer sobreviver no mercado precisa estar na internet. Esse é um caminho sem volta e eu posso garantir que a maioria dos seus clientes está nas redes sociais, essa é uma mudança essencial para consolidar a marca e aumentar as vendas.

Diz o ditado popular que: “se não pode com ele, junte-se a ele”. (vou fazer uma pequena analogia da águia que pode te ajudar a ver a internet com um novo olhar)

Os especialistas afirmam que o ar é o único obstáculo que uma águia tem de ultrapassar para que possa voar de forma mais fácil. Entretanto, se o ar for retirado, a ave tende a perder altitude e fatalmente se esparrama no chão. O mesmo elemento que oferece resistência para seu voo é, ao mesmo tempo, a condição necessária para fazê-la planar.

E o mesmo ocorre com o barco a motor. Para andar, ele tem que romper a resistência da água, no entanto, se não fosse essa resistência, o barco não sairia do lugar.

Talvez você seja um empresário ou gerente que não pensava em adentrar o mercado digital tão cedo, mas a verdade é que o próprio planeta nos forçou a isso!

Sabe como?

2020, covid-19, pandemia e quase todas as lojas fechadas!

Essa é a segunda ameaça às lojas físicas das quais vou falar nesse vídeo.

Quem não estava inserido no mercado digital teve que se virar nos 30 para conseguir passar por esse perrengue da melhor maneira possível.

O isolamento social foi o principal impulsionador do uso de canais digitais e essa transformação foi gritante.

Todos aqueles que tinham preconceito com marketing digital, home office e compras online se viram em um cenário onde esses estigmas simplesmente caíram por terra!

Nesse período em que ninguém pode sair de casa para fazer as suas compras com qualidade, o que nos restou foi comprar pela internet ou delivery (que vale lembrar, também tem uma ligação forte com as redes sociais e os novos aplicativos de entrega que bombaram nesse período) revelando um crescimento muito grande do e-commerce no Brasil.

Então nós podemos afirmar que a pandemia mudou a logística das empresas e o comportamento dos consumidores e isso levanta um questionamento relevante de qual será, de fato, o papel das lojas físicas no pós-pandemia.

Se você tem uma bola de cristal e sabe a resposta, comente aqui embaixo que eu vou adorar saber a sua opinião!

Bom, a gente não consegue medir exatamente como vão funcionar as coisas, mas um fato é certo: existem alguns fatores que “ameaçam” a existência das lojas físicas.

Esses pontos já existiam antes, mas a pandemia ajudou a dar ainda mais força pra eles de uma maneira extremamente rápida que, penso eu, ninguém estava preparado para enfrentar.

1-      As lojas virtuais: o surgimento desses novos modelos de comércio online trouxe para o consumidor benefícios que ele não encontra no mundo físico.

Nós já falamos sobre isso no começo do vídeo, mas eu acho importante reforçar essa questão agora que nós estamos falando da pandemia.

Podemos ver com muito mais clareza como não só as empresas físicas migraram para o digital como novas empresas online surgiram nesse contexto e podem ser citadas aqui como fatores que de certa forma abalam as lojas físicas.

2-      O crescimento do marketing digital e do tráfego: esse tipo de recurso está cada vez mais acessível e eficiente.

É ele que permite conhecer melhor o cliente, fazendo um rastreamento de dados que possibilita que você crie campanhas e anúncios específicos para um determinado público.

Todas essas vantagens do mundo digital realmente nos levam a crer que é o fim das lojas físicas.

3-      A mudança de comportamento dos consumidores: com a transformação digital, as pessoas estão aprendendo a lidar com as novas tecnologias e se tornando cada vez mais exigentes e observadoras.

Hoje não basta você ter uma loja online, você precisa de seguidores e postagens relevantes para se destacar nesse mercado e chamar a atenção das pessoas.

Outra característica que a gente pode destacar sobre essa mudança de comportamento é a insegurança e o medo que são consequências da pandemia.

Todos nós fomos abalados de alguma maneira com todo esse processo e algumas pessoas vão levar um tempo maior para frequentarem novamente as lojas físicas e superarem os seus traumas.

Por outro lado, sempre existem aquelas que na primeira oportunidade vão correr para o shopping de tão desesperadas para saírem de casa.

Esses dois extremos revelam claramente uma mudança de comportamento dos consumidores que vai afetar as lojas físicas. É impossível o mercado ser o mesmo, uma vez que as pessoas estão agindo diferente.

Está decretado o fim?

Nós estamos aqui, até agora falando como a internet e a pandemia podem influenciar o varejo offline. Mas a pergunta que não quer calar é essa: Será o fim das lojas físicas?

Antes de te responder, você precisa ter em mente que nem tudo são flores no marketing digital! Esses novos modelos de comercialização têm os seus desafios, custos e as suas cruzes pra carregar.

Muitas pessoas pensam que é fácil, que se trata somente de criar uma página e começar a vender!  Mas a verdade é que não é bem assim que o negócio funciona.

O comércio eletrônico exige tempo, dinheiro, estudos e todo um sistema que garanta o funcionamento da sua loja no online. Existe um mecanismo de códigos e programação por trás de cada botãozinho e o processo até o produto chegar na casa do consumidor é bastante complexo.

Eu não digo isso para te desanimar, até porque, como nós já falamos aqui, se você tem uma loja física, vai precisar ir para o digital.

O ponto onde eu quero chegar é que você precisa conhecer os desafios que envolvem um negócio online para saber até que ponto você está disposto a ir e para entender que sim, o modelo de comércio que nós conhecemos vai acabar e você precisa estar pronto.

Mas calma aí! Eu falei do modelo de comércio e não das lojas físicas. Isso quer dizer que, a empresa que mantiver uma visão fechada no offline, que ficar esperando que o cliente venha até ela sem que ela tenha o mínimo esforço de se mostrar, de se relacionar com esse cliente, essa sim, vai acabar.

Nesses dias de quarentena nós pudemos presenciar um pouco do que seria um mundo sem lojas físicas e eu particularmente achei catastrófico! A minha cidade parecia uma cidade fantasma! É frio, é sem vida.

Acabar com as lojas é acabar com o contato humano. Nós seres humanos precisamos da experiência do contato, é uma necessidade e o brasileiro gosta disso, não é mesmo?

Mesmo que as vendas online estejam crescendo, elas não serão capazes de substituir ou acabar com o mercado físico.

Eu posso estar errada, essa situação pode sim acabar dando uma reviravolta e mudando tudo, mas no momento essa é a minha opinião, de toda a equipe Promove e de muitos outros influenciadores digitais.

Quem estava com medo do e-commerce acabar com as lojas físicas, pode ficar tranquilo, porque tudo é uma questão de adaptação, e nós vamos falar sobre isso no decorrer do vídeo.


A resposta definitiva

Agora, se você ainda acredita que as lojas vão acabar, escuta só o que eu tenho para te dizer:

Bom, primeiro é importante entender que o processo de compra e venda trabalha tanto o lado racional quanto emocional do cérebro.

Existe ali uma mistura entre elementos lógicos e sentimentais que levam o cliente a efetuar uma compra.

Uma venda online, por mais sofisticada e humanizada que seja, não é capaz de transmitir a emoção de uma compra real.

Você pode até ver uma foto, um vídeo do produto ou alguém usando-o, mas a experiência de tocar, de experimentar, ver as dimensões reais e sentir a energia do produto você ainda não consegue ter.

Sem contar que não é todo tipo de produto que você consegue vender na internet! Muitas vezes você anuncia nas redes sociais, mas a venda é feita somente offline.

E outra, comprar é um processo tão emocional que muitas vezes pode deixar de ser uma tarefa e se tornar um laser, um entretenimento.

Você dificilmente vai a um shopping, por exemplo, só para comprar um produto. Você quer ir até lá pra passear, passar o tempo, dar um rolê, tudo isso porque é essa a experiência de compra que o lugar oferece.

Dentro de um shopping o ambiente é lúdico e emocional, e a compra passa a ser algo prazeroso que só pode ser vivenciado no mundo físico.

Além disso, muitas pessoas ainda têm medo de comprar online, porque não sabem se vão gostar, se o produto vai chegar, tem muita coisa falsificada por aí e profissionais incompetentes que se mascaram para te convencer a comprar e isso é bizarro.

Outro fator gritante que nós devemos considerar é o desemprego em massa que aconteceria se as lojas fossem dizimadas! Você já pensou em como isso afetaria a economia e as famílias que seriam totalmente abaladas? É até assustador pensar nisso.

Uma prova são as empresas que quebraram e os funcionários que foram demitidos durante a pandemia!

E, além do risco de desemprego, os funcionários também são peça chave na loja porque eles atraem clientes. Esse é um outro motivo pelo qual o comércio offline não vai acabar!

Tem muita gente que cria amizade, afinidade, confiança e identificação com os vendedores e, por esse motivo, mantém a loja viva.

A loja pode oferecer um atendimento personalizado, tirando dúvidas e mostrando que os vendedores realmente entendem do produto.

O vendedor, a partir dessa experiência mais humanizada, consegue ajudar nas escolhas do cliente quando ele vai experimentar uma calça, por exemplo, e acaba comprando também uma blusa e um acessório que complementem o look.

Isso gera uma conexão muito maior entre o cliente e a empresa, porque a equipe de vendas foi além da expectativa de compra do cliente.

Eu nunca vou me esquecer de uma experiência que eu tive em Campos do Jordão quando eu viajei para lá um tempinho atrás. Nós estávamos passando pela vila Capivari e quem já esteve em Campos sabe como é. Lá os funcionários ficam na rua perguntando se você já almoçou ou tomou o seu café numa tentativa de te convencer a entrar no restaurante deles.

Naquele momento eu já estava admirada com a disposição que eles tinham de ficar em pé tentando falar com as pessoas naquele sol horrível (porque sim, no dia que eu tive a oportunidade de visitar a Suíça brasileira a sensação térmica de lá estava igual ao deserto Saara).

E aí, a gente queria experimentar fondue e uma das vendedoras que estavam na rua ofereceu pra gente e ela era espetacular. Era uma moça super simpática e ela fez uma propaganda tão boa, agregando tanto valor ao produto deles, que eu fiquei encantada.

Ela falou sobre os ingredientes, modo de preparo, o tipo de chocolate que foi usado, e deu tantos detalhes demonstrando conhecimento do produto que ela oferecia, que é claro que nós compramos o fondue da loja de doces dela e ainda ficamos brincando que ela era tão fofa que a gente compraria qualquer coisa que ela oferecesse.

Ela muito provavelmente não vai ler esse artigo e nem se lembra de mim, mas de qualquer forma eu deixo aqui a minha gratidão.

Esse foi só um exemplo pessoal para vocês entenderem como é importante valorizar e capacitar os funcionários na loja, proporcionando para eles um ambiente agradável de trabalho também, eles merecem.

Além disso tudo que eu te falei, se você ainda não está convencido de que as lojas físicas não vão acabar tão cedo, eu tenho um argumento final, o xeque-mate.

A verdade é que esse tipo de comércio salva vidas! Se você esqueceu de comprar um presente, ou não tem uma roupa para determinada ocasião, ou até mesmo estragou um equipamento que você precisa com urgência, não dá tempo de comprar pela internet!

Em um mundo cada vez mais imediatista, esperar a entrega dos produtos pode ser um grande empecilho para o mercado digital e é nesse ponto que as lojas físicas têm uma grande chance de se mostrarem úteis no dia a dia.

Esses e outros motivos comprovam que as lojas físicas estão longe de acabar e que você pode ficar despreocupado com isso! As lojas ainda são essenciais para trazer conforto, comodidade e boas experiências para as pessoas. 

Mas a gente não para por aqui!


Como se manter firme na tempestade

Agora que você já sabe que as lojas offline não vão acabar, chegou a hora de descobrir o que você pode fazer para não apenas manter a sua loja como também crescer no mundo físico.

Essa é uma etapa muito importante porque tem gente que depois que descobre que as lojas não vão acabar, para por aqui e acha que já está tudo resolvido!

Mas a verdade é que nós estávamos falando aqui em um cenário mais amplo, de acabar com todas as lojas e isso realmente não vai acontecer.

Mas se você não souber atender o cliente, usar o digital a seu favor e trabalhar o marketing offline, há grandes chances de a sua loja, especificamente, ser destruída pelo digital.

Então fica aqui comigo porque as dicas que eu vou te passar agora farão toda a diferença para você se manter firme no mercado e, de quebra, aumentar o seu faturamento.

Bom, as lojas físicas não serão mais da mesma forma como conhecemos. A maneira como você gerente ou empresário lida com isso tudo e como você vê o mercado é decisiva para o futuro da sua loja nesse cenário.

Pudemos perceber que no meio da pandemia, crises financeiras e mudanças extremamente rápidas na tecnologia, muitos se perderam no caminho e ficaram apenas reclamando, enquanto outros aproveitaram a situação para vender mais.

Aqui fica evidente que todos os varejistas que quiserem sobreviver, precisarão se adaptar a esse novo modelo de mercado, público e formato de vendas.

É nesse ponto que entra o e-commerce, porque ele não precisa ser um inimigo, além de te ajudar a manter a sua marca, esse tipo de comércio pode te fazer crescer e faturar mais nesses tempos de crise.

A tecnologia é sua parceira para se reinventar e trazer inovações para a jornada do consumidor.

A tendência é unir vários canais como lojas online, mídias sociais e aplicativos às lojas físicas, usando uma abordagem mais contemporânea.

O resultado dessa inovação é cativar consumidores de várias plataformas diferentes, explorando a tecnologia e a comunicação online para atrair o cliente para a loja física ou vender nos dois formatos.

O canal físico e o digital já não podem mais funcionar separadamente e, quando você integra todos esses pontos, o poder de escolha passa para a mão do cliente, que vai decidir se prefere comprar online ou não.

Então se você é um gerente ou empreendedor, precisa entender sobre emparelhamento tecnológico, recursos humanos, marketing digital, novos tipos de consumidor, estratégias e unir mesmo o online e o offline.

Lembrando que para isso funcionar você precisa estar pesquisando e aprendendo constantemente e estar sempre presente em todos os canais que você escolher.

Além disso não deixe de conhecer os termos multicanal, omnichannel e phygital, que estão diretamente relacionados a essa integração que nós buscamos criar entre físico e online.

Eu não vou me aprofundar muito nesses termos porque senão esse artigo vai acabar ficando muito extenso e eu quero tentar ser o mais objetiva possível.

Bom, se unir ao digital já é um passo excelente, mas não é o suficiente.

Para pensarmos em sobreviver e crescer no mercado offline, precisamos dar uma atenção especial à experiência de compra do cliente.

Sabemos que existem 2 abordagens presentes na decisão de compra:

A racional – que destaca as características, qualidades, vantagens, preço...enfim, a oferta do produto.

E a emocional – responsável por despertar emoções e desejo de compra.

Quando falamos de experiência de compra devemos pensar nessa abordagem fazendo associações emocionais para instigar o interesse do cliente pelo produto. Uma vez que você já atraiu o cliente para dentro do seu PDV, a sua chance de conquistar o cliente continua.

Eu tenho aqui algumas dicas que vão te ajudar a oferecer uma boa experiência de compra e manter a sua loja ativa.

A primeira delas é acolhimento: como já falamos anteriormente, o cenário da pandemia trouxe insegurança, medo e distanciamento.  As lojas físicas vão ter que se empenhar muito em acolher o cliente e trazê-lo para perto sem ser invasivo.

Oferecer um ambiente confortável e seguro é um dever para todas as empresas que querem superar essa fase complicada da nossa história e seguir firme no mercado.

Como já citamos também o comportamento do cliente será diferente, logo o atendimento, que é a segunda dica que te dou aqui, deve ser diferente. Provavelmente vamos ter clientes que antes faziam suas compras com muita certeza de suas necessidades e preferências, que estarão indecisos, sem motivação. Afinal fomos forçados a mudar nossos hábitos. Alguns deles talvez se mantenham, outros certamente serão modificados.

As estratégias de marketing deverão satisfazer as necessidades e desejos humanos. As marcas terão que estudar o novo comportamento do seu cliente, descobrir suas prioridades, anseios e motivações.

Cabe à empresa que quiser vencer no pós pandemia, se reinventar, preparar sua equipe para um novo relacionamento com o cliente, buscando novas experiências.

De acordo com uma pesquisa da US News And World Report, especializada em comportamento do consumidor, 68% dos clientes não voltam ou não continuam a comprar em uma determinada empresa devido a um mau atendimento ou um serviço/produto de qualidade ruim.

Para evitar essa catástrofe, você precisa alinhar funcionários treinados, comunicação transparente e empatia, fazendo demonstrações do produto, respondendo a dúvidas e compartilhando informações com educação e naturalidade.

Conhecer o seu negócio e conseguir passar isso para o cliente também é essencial.  Todo esse processo pode ser decisivo na hora da compra.

Vale lembrar que essa questão do atendimento de qualidade também é importante no mercado online. Os atendentes devem ser éticos e atenciosos em qualquer um dos meios.

Hoje em dia existem vários cursos e treinamentos que você pode aplicar na sua loja para treinar os seus colaboradores e desenvolver a sua empresa para ser referência em atendimento no mercado.

Um outro ponto muito importante que vai te ajudar a atrair clientes e manter a sua loja física é pedir opiniões e feedbacks dos consumidores

Além de se sentir importante e valorizado, o cliente cria uma intimidade maior com a marca, sem contar que a opinião dele pode proporcionar ajustes dentro da sua empresa que vão melhorar e muito o seu desempenho.

Você deve sim procurar novos clientes e expandir o seu público, mas jamais se esqueça daqueles que você já tem.

Investir nesse tipo de relacionamento com os clientes é fundamental para manter a sua loja física na ativa.

Além disso tudo que eu te falei, existe um outro método que vai fazer toda a diferença no seu negócio e esse é assim, fenomenal!

Você quer manter a sua loja física, acolher o cliente, proporcionar uma experiência de compra de qualidade, melhorar o desenvolvimento dos colaboradores e ainda receber feedbacks?

Invista no marketing sensorial!

Esse tipo de marketing busca criar a melhor ambientação possível dentro da loja e usa de recursos que influenciem os 5 sentidos do consumidor para convencê-lo a comprar.

Seria basicamente você investir em mudanças dentro da sua loja que trabalhem o tato, olfato, paladar, visão e audição dos clientes.

São influências subjetivas e personalizadas que criam uma espécie de funil de vendas que levam o cliente a um processo de compra natural, porém com estratégias complexas e impactantes usadas pela marca. 

Resumindo: uma loja que usa o marketing sensorial no seu estabelecimento é aquele lugar bonito, cheiroso, com aquela música de fundo que parece até que você está na cena de filme e você quer ficar lá dentro para sempre, porque até comida tem! É como se você não precisasse de mais nada!

Enfim, o marketing sensorial entra como um escudo diante das ameaças do mercado digital.

Se você quiser saber mais sobre marketing sensorial e como aplicá-lo, clique aqui: https://www.youtube.com/channel/UCcOjoHrY6s5mxIFUEvRaR0Q


Agora eu te convido a observar o ambiente das lojas e estabelecimentos que você frequenta e a se perguntar: por que eu gosto de estar aqui? O que me faz sentir à vontade? Qual é o diferencial dessa loja?

E observar também aqueles lugares que você detesta! Se pergunte o que faz aquele lugar ser ruim para você, será que são as pessoas, ou a decoração ou até mesmo o cheiro da loja?

Quando você prestar mais atenção nesses pontos, será mais fácil de aplicar o marketing sensorial na sua empresa e de se colocar no lugar do seu cliente também! Você tem que pensar em como se sente a pessoa que entra na sua loja.

Ter empatia é fundamental para manter a empresa cheia de vida no mercado offline.


Conclusão

Bom, quem acompanha o blog, já sabe que em todas os artigos nós temos um “momento resumo”, onde a gente recapitula tudo o que falamos no texto. Nós vamos fazer isso agora, mas não me deixa porque tem a dica bônus que eu te prometi no início desse vídeo.

Então vamos ao resumo:

O grande questionamento de hoje foi: Será o fim das lojas físicas?

E nós descobrimos que a resposta é não, mesmo com todo o desenvolvimento tecnológico e as influências da pandemia que nós exploramos a fundo no começo do vídeo, nós sabemos que é extremamente improvável que haja um apocalipse das lojas físicas.

Eu te mostrei alguns argumentos que sustentam essa ideia e provam que o fim das lojas seria o início de um verdadeiro caos econômico e social.

Depois nós falamos sobre a importância de unir o online e o offline e eu te dei algumas dicas para alcançar essa união. Além disso, nós também vimos algumas estratégias focadas exclusivamente no offline, incluindo o acolhimento pós-pandemia, o atendimento de qualidade e o marketing sensorial. 


Dica bônus

Bom, no começo do vídeo eu prometi que te daria uma dica bônus que vai oficialmente te salvar dos perigos do apocalipse das lojas físicas!

E a proposta que eu tenho para você é: invista em uma rádio interna!

Esse recurso é uma ferramenta do marketing sensorial auditivo que vai fazer uma diferença gigante na sua loja!

Em uma rádio ambiente você consegue reproduzir músicas e propagandas que reforçam a sua marca e anunciam os seus produtos.

Ela se encaixa perfeitamente com tudo o que nós falamos nesse vídeo, porque melhora muito a ambientação da loja, acolhe o cliente, promove a sua marca, motiva colaboradores e gera feedbacks positivos.

Quando você for cumprir o seu dever de casa que é reparar no ambiente das outras lojas, observe também se essas lojas utilizam o som ambiente e, mais especificamente se eles têm uma rádio indoor.

Esse recurso pode ser usado em todo tipo de loja e estabelecimento que queira se firmar no mercado usando recursos auditivos, que são extremamente eficientes e eu posso provar!

Eu falo todos os detalhes sobre essa estratégia no artigo “Como vender mais investindo apenas no som ambiente”. Para ler, clique aqui.

Se você ficou interessado e quer entender mais sobre marketing sensorial e rádio para empresas, confira o nos acompanhe nas redes sociais!

Você pode também enviar uma mensagem ou deixar suas dúvidas nos comentários que a gente vai te responder, ok?

Deixe o seu comentário e compartilhe se esse conteúdo foi útil para você!





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