Você quer aprender a criar um anúncio para ter resultados incríveis na sua loja? Então você não está no lugar certo.
Se você é gerente ou dono de uma empresa e não sabe como fazer um anúncio ou onde divulgar suas ofertas, certamente está perdendo a oportunidade de aumentar suas vendas.
Apresentamos aqui estratégias já aplicadas pelos nossos clientes que são certas para eles e podem ser adaptadas para o seu negócio.
Você vai ver como é possível criar anúncios baratos que vendem bem, usando as técnicas corretas e anunciando onde seu cliente está.
E mais: você ainda vai ver como um mesmo anúncio pode ser utilizado em diversos formatos de divulgação.
Isso significa que você vai aprender a gastar menos tempo e menos dinheiro na produção das estratégias de marketing para o seu negócio.
Então esse artigo é muito interessante!
Para começar eu vou te contar uma história:
Você colocou um produto na promoção, fixou um cartaz na entrada da loja e fez um empilhamento bem bacana do produto com plaquinhas de oferta. Parecia óbvio que aquela estratégia visual despertava o desejo de compra em todos os clientes.
Porém o cliente entrou, ignorou todos esses atrativos, pegou outros produtos, passou pela caixa e você o viu indo embora sem ser atraído pela chamada persuasiva que estava bem diante dele.
Se isso já aconteceu na sua loja, acabamos de descobrir o que eu posso te ajudar e muito se você continuar lendo o texto!
Aqui você vai aprender a usar uma estratégia auditiva , que é um recurso a mais para atrair a atenção do cliente.
Trata-se da locução , um anúncio em áudio com vários recursos persuasivos.
Mas, antes disso, vamos discutir alguns conceitos que nos ajudam a entender porque as locuções são tão usadas para aumentar as vendas das lojas.
O conceito de Propaganda
Propaganda é uma estratégia de persuasão , ou seja, uma técnica que faz com que uma pessoa acredite ou aceite alguma ideia.
Para ganhar força a propaganda se apoia em vários gatilhos mentais que, caso você não conheça, são respostas inconscientes que nos damos a um estímulo externo, podendo influenciar o psicológico e o emocional de maneira positiva ou negativa.
Funciona como se o cérebro a partir desses estímulos “automatizasse” algumas respostas prontas que não desativassem muito raciocínio. Assim ele preserva a mente de um esgotamento e a utiliza para as escolhas mais complexas.
São esses gatilhos mentais que tornam a propaganda tão poderosa e tão usada desde o século XVII.
Sobre os gatilhos mentais, temos muita coisa para falar, muitos exemplos para mostrar, e prometo que trago esse tema em outro artigo.
Por agora basta entender que eles estão presentes na propaganda e também no spot ou anúncio. O nosso foco aqui hoje é mostrar todos os passos para que não falte nenhuma informação importante na sua locução.
A propaganda é o planejamento de uma campanha, as ideias e os conceitos que a compõem.
Logo, podemos dizer que a propaganda é abstrata e precisa se materializar para que ela aconteça de fato, seja com materiais digitais ou físicos que realizem o objetivo da campanha.
E é aqui que entra o anúncio.
O conceito de anúncio
O anúncio é a materialização da propaganda, portanto tem a mesma finalidade de promover uma marca, produto, empresa, ou uma ideia.
A linguagem do anúncio deve ser adaptada de acordo com o veículo de comunicação e o público ao qual ele se destina, mantendo sempre sua característica persuasiva.
Alguns tipos de anúncio são:
Comerciais : consulte compra e venda de produtos ou serviços ou divulgação de uma marca ou empresa
Governamentais : mostram o trabalho que está sendo realizado pelo governo, destacando suas vantagens para a população
Institucionais : usados para promover uma mensagem de cunho social, cultural ou cívico
Políticas : têm a finalidade de divulgar os próprios agentes políticos
Religiosos : anúncios que mostram ideias ou causas relacionadas à religião
Eu já falei na aula “Publicidade: como fazer uma campanha de sucesso” sobre alguns tipos de anúncio.
Nela você encontra mais detalhes sobre esse assunto e tem uma visão bem ampla de publicidade.
Um anúncio pode ser feito no formato :
- de imagem (cartaz, outdoor, panfleto, posts para redes sociais, etc)
- de áudio (spot, vinheta, espera telefônica, jingle)
- de vídeo (story, reels, IGTV, comercial de TV, etc.)
E pode ser divulgado em diversos canais e plataformas de veiculação como: Rádio Indoor, TV, internet, rádio local, revistas, jornais, redes sociais, dentre outros.
O nosso foco aqui, como já falamos antes, são as locuções e anúncios no formato de áudio e chegou o momento de você entender um pouco mais sobre esse conceito.
Definição de spot
Essas propagandas em áudio, ou locuções, também são chamadas de spots.
Assim, o spot é um tipo de propaganda direta , um fonograma, uma locução que usa uma linguagem bem sugestiva e muitos gatilhos mentais, aqueles que mencionamos acima.
O Spot existe para tornar pública uma ideia, uma promoção ou um lançamento, e estimular auditivamente a decisão de compra do consumidor.
A importância do local
Se você tem uma loja eu posso apostar uma caixa de bombom que você frequentemente coloca alguns itens na promoção.
Seja porque a mercadoria vai vencer, ou para atrair mais clientes, superar a concorrência, enfim, você tem muitas oportunidades para fazer uma propaganda e nada melhor para anunciar as suas ofertas do que um spot!
Vou te dar um exemplo:
Muitos supermercados fazem ofertas em dias específicos da semana como: Terça e quinta do hortifruti, sexta do churrasco, quarta e quinta maluca no setor de limpeza, e muitos outros nomes criativos que ganham um anúncio em formato de spot.
Essa estratégia fixa na memória do ouvinte , que “decora” que toda terça o supermercado tem promoção no hortifruti, por exemplo.
Eu falo mais sobre a importância do anúncio em áudio no vídeo sobre marketing sensorial auditivo.
Estrutura do spot
O spot é composto por 3 elementos:
1. Locução - o locutor narra o texto da mensagem a ser anunciada
2. Música - que vai trazer a emoção, o ritmo, a melodia. Hoje várias marcas inserem os jingles (música composta para promover uma marca ou produto usado em publicidade de rádio, TV e digital) e causam uma empatia subjetiva.
3. Efeitos sonoros - que tornam a comunicação atrativa e chamam a atenção para pontos específicos do anúncio.
Agora vamos sair um pouquinho da teoria e ver na prática o que é um spot.
Escute comigo dois demonstrativos que vão te ajudar a entender uma variedade de estilos de spots e como são usados os 3 elementos (locução, música e efeitos sonoros).
E aí, conseguiu reparar? Esses exemplos são ótimos pra você entender melhor do que se trata um spot e tirar uma base para criar a sua propaganda também!
Esses e outros demonstrativos você encontra clicando aqui
Confira lá que tem muita coisa legal para você se inspirar e caprichar na comunicação da sua empresa.
Então vamos seguir a nossa aula porque eu quero que você saia daqui cheio de vontade e de inspiração, pra fazer os spots da sua loja hoje mesmo ! Vamos lá para o passo a passo:
1- Produto ou serviço da oferta
Bom, você já sabe o que é um lugar, qual a sua importância e a sua estrutura, então chegou a hora de colocar a mão na massa!
O primeiro ponto a se pensar é: qual será o produto ou serviço oferecido (até porque os próximos passos dependem totalmente do que será divulgado).
Já falamos quais são os tipos de anúncio, mas acho importante destacar que você tem liberdade para anunciar desde uma mega promoção, ou alguma novidade da loja, até os propósitos da marca, por exemplo.
Então não se limite na hora de escolher o tema do seu spot e foque naquilo que o seu cliente precisa para ter uma boa experiência com a sua marca.
2- Público-alvo do spot
Também é muito importante saber qual é o público-alvo para o qual será destinado ao local, porque é preciso que a empresa tenha bem claro qual é o perfil do consumidor .
O anúncio pode ser por exemplo para estudantes, esportistas, pais, confeiteiros e muito mais!
Cada um desses públicos tem interesses diferentes e, quanto mais específico para a linguagem, mais atraente será o local.
Você deve saber a faixa etária, o gênero e os possíveis interesses do seu público-alvo para criar uma propaganda que chame a atenção dele.
Saber onde o spot será veiculado também é muito importante porque o tempo do spot pode variar de um veículo para outro, que normalmente é de 15 a 60 segundos , e os valores também são muito diversificados!
Nós já escrevemos um artigo aqui no blog sobre investimento em propagandas onde precificamos alguns veículos e ainda oferecemos uma solução para economizar dinheiro com propagandas.
Além disso tudo que eu falei, a linguagem e a escrita podem ser adaptadas de acordo com o veículo. Por exemplo:
O endereço e o telefone devem ser informados se o spot veicular na rádio da cidade ou carro de som, para que uma pessoa saiba onde adquirir o produto ou serviço que está sendo anunciado.
Agora para divulgar em uma rádio indoor, não precisa saber o endereço, porque o cliente já está dentro do PDV.
Isso diminui a quantidade de informações e deixa o texto mais direto, aumentando suas chances de ganhar a atenção do consumidor.
Algumas opções de veiculação são:
- Rádio indoor
- Rádio porta-de-loja
- Carro de som
- Rádio da cidade
- Redes sociais
É preciso analisar quais dessas opções são as melhores para sua campanha e seu público-alvo.
Mas você sabia que é muito mais fácil vender para quem está dentro da sua loja do que convencer quem está fora dela?
Esse mesmo local pode funcionar na porta da loja, na rádio local, no carro de som e nas redes sociais, mas o melhor lugar sempre será dentro do PDV porque o cliente já está perto do produto e, consequentemente, mais facilmente a comprar .
Sem contar que, se o cliente entrou no PDV, ele já tem um aviso de interesse na loja, o que torna muito mais fácil e barato conquistá-lo.
Então pense bem nisso quando for divulgar o seu spot.
4- Briefing de produção do spot
Sabendo qual é o tema do anúncio, o público-alvo e onde ele será veiculado, o próximo passo é escrever o anúncio !
Para esse processo vamos elaborar um briefing.
Esse briefing nada mais é do que algumas informações que você coleta para montar o texto .
Você pode tanto contratar uma empresa que desenvolve o texto para locução e responder ao briefing deles quanto usar essa técnica para você mesmo escrever o texto.
Agora vou te passar 4 tópicos do briefing que não podem faltar no seu texto.
1- Qual é a empresa
É importante deixar claro o nome da empresa, para que o ouvinte não tenha dúvidas , e ainda trabalhar o posicionamento da marca.
2- O que será anunciado
Lembra quando você escolheu qual seria o produto ou serviço da oferta?
No texto você precisa dar destaque para o tema do spot , seja uma promoção, o lançamento de um produto, a história e os propósitos de marca, ou o novo tipo de pão que a empresa está fabricando.
E também é válido descrever o produto anunciado (suas especificações, valores, vantagens, enfim, o que qualifica e diferencia o produto)
3- Onde encontrar o produto
Aqui você precisa:
- Informar o endereço (caso o seu spot seja veiculado fora da loja)
- Passar o site ou as redes sociais (caso seja uma promoção online)
- E ainda pode dar instruções para o ouvinte de onde está localizado o produto dentro da loja (se usar uma rádio indoor)
Essas 3 sugestões podem parecer bem desconexas entre si, mas cada uma está relacionada a um tipo de local e de público diferente, sempre mostrando onde ele pode adquirir o seu produto.
Por fim, o último tópico é:
4- Quanto tempo dura a promoção
Você deve deixar claro o período de duração da oferta e ainda usar o gatilho mental da urgência , porque a pessoa sente que precisa comprar rápido antes que o tempo, ou o estoque, acabe.
Pronto, agora o texto já tem todas as informações básicas para comunicar com clareza a mensagem que vai ser propagada.
Lembrando que você deve fazer uma propaganda criativa, usar verbos no imperativo e gatilhos mentais, ouvir propagandas para se inspirar e continuar lendo o artigo porque ainda não acabou!

Ter um texto de qualidade em mãos já é meio caminho andado, agora o próximo passo é escolher o melhor locutor para o gravar o seu spot.
Existem muitos profissionais com as mais diversas vozes que você pode escolher. São femininas, masculinas, infantis, com sotaque e até caricatas (aquelas imitações e vozes engraçadas que o pessoal faz, sabe?)
Dependendo do que se trata do seu spot e da maneira como o texto foi escrito, você pode até usar mais de uma opção de voz e deixar o spot ainda mais único .
A escolha do locutor realmente varia muito de acordo com todos os outros passos que já vimos no artigo e com o seu gosto pessoal também, porque muitas pessoas preferem uma voz mais natural ou bem mais impactante.
No nosso exemplo de demonstrativo, aquele do supermercado que fala de peixe, não faria sentido usar uma voz infantil, por exemplo, porque poderia ter uma impressão negativa já que as crianças não compram e nem preparam o peixe.
Já se o anúncio fosse de material escolar ou brinquedos, faria todo sentido usar uma voz infantil e não uma voz masculina, grave, no estilo impactante, por exemplo.
Então, fique atento à escolha do locutor e deixe claro para ele o estilo de locução que você prefere é decisivo para o sucesso do seu lugar.
6- Trilha e efeitos sonoros
Para finalizar todo esse passo a passo só falta escolher a música de fundo e os efeitos sonoros !
Essa também é uma etapa que deve ser pensada com atenção e é tão importante quanto tudo o que falamos no decorrer do vídeo.
Muitas pessoas tendem a pensar que é só colocar uma música qualquer junto com a voz e já está tudo pronto!
Mas a verdade é que a trilha sonora também influencia a decisão de compra
Inconscientemente e é a responsabilidade de concretizar a impressão que você deseja passar no anúncio.
Da mesma forma, os efeitos sonoros também compõem o spot enfatizando a comunicação e despertando emoções no ouvinte.
Um ponto importante a se considerar é o direito autoral das músicas e da fiscalização. Você precisa estar atento a essas regrinhas na hora de montar sua trilha.
Você pode estar se perguntando do lado daí: “mas Luísa, eu não sei escolher a música certa e nem editar áudios! O que fazer?”
Pode ficar tranquilo porque é claro que você não precisa segurar a barra sozinho . Eu estou gravando essa aula justamente pra te ajudar a ter um local de qualidade e facilitar a sua vida, não pra te dar mais dor de cabeça!
Se você não sabe fazer esse passo a passo, não se sente seguro pra isso, ou não tem alguém que possa te ajudar, você super pode contratar uma gente!
Aqui na Promove ganhamos com uma variedade de serviços relacionados ao marketing sensorial auditivo, incluindo os spots.
Se quiser saber mais, visite essa página: clique para ver os serviços da Promove
Esse é o caminho mais fácil, rápido e indolor, sem contar que a qualidade é garantida !
Uma grande vantagem em contratar um Promove para produzir seu spot é a opção de variar a voz conforme a proposta do anúncio e até mesmo padronizar um locutor para ser a voz de sua empresa, sem complicações.
Entendemos que o spot publicitário tem grande participação no crescimento das marcas e, por esse motivo, também contamos com profissionais para escrever e produzir os spots com as melhores técnicas de locução e edição.
Bom, sinto te dizer que o nosso artigo está chegando ao fim, mas calma aí que eu não me esqueci da promessa de que eu te fiz lá no início do texto.
Eu disse que você aprenderia a gastar menos tempo e dinheiro na produção de estratégias de marketing, utilizando o mesmo anúncio em diversos formatos de divulgação.
A verdade é que essa dica é bastante simples!
Quando produzimos um bom conteúdo, muitos outros surgem inspirados nele e a tendência pode é esse processo ficar cada vez mais fácil.
Quando você segue o mapa que eu te dei, dá para:
produzir as plaquinhas de oferta
- escrever cartazes
- criar artes e publicações inspiradas no texto do anúncio
- usar o áudio do spot para fazer um vídeo e divulgar nas redes sociais
- padronizar a sua comunicação dentro e fora da loja e muito mais!
Faça um teste do lado daí e você vai perceber como, de um único áudio de aproximadamente 30 segundos você consegue extrair a inspiração e as palavras de que precisa!
Eu sei que esse texto está ficando grande, mas aguenta firme aí que eu vou te dar mais algumas dicas para alavancar de vez as suas vendas usando os spots!
Dicas bônus para garantir o sucesso da produção do spot e evitar o retrabalho:
Resumo do artigo
Claro que não poderia faltar o nosso resumo do artigo, para você relembrar o conteúdo e ver se pegou tudo direitinho!
Visualizamos o cenário de um cliente que entrou no supermercado e saiu sem ver o produto em oferta, que começou visualmente no PDV.
Entendemos que atrair uma atração auditiva aumenta as chances de impactar o cliente e reduz as chances de ele não perceber a oferta.
Vimos também os conceitos de: propaganda , anúncio, gatilhos mentais e tipos de anúncio até chegarmos no spot.
Sobre ele nós entendemos a sua definição, objetivo e estrutura (além da importância de ter o tema e público-alvo bem definido) e destacamos os seguintes meios de veiculação:
- Rádio indoor
- Rádio porta-de-loja
- Carro de som
- Rádio da cidade
- Redes sociais
Vimos como fazer um briefing de produção usando os 4 tópicos e ainda entendemos a importância de escolher bem o locutor e a trilha sonora do spot.
Falamos como usar esse mesmo material para diversos formatos de propaganda pode economizar tempo e dinheiro.
E, por fim, não me contive e ainda entreguei 9 dicas bônus para garantir o sucesso da produção do seu spot e evitar o retrabalho.
Foi sensacional!
Espero ter ajudado no crescimento da sua empresa e qualquer dúvida pode deixar nos comentários ou entrar em contato com a gente!
Lembre-se de seguir nossas redes sociais para mais conteúdos como esse e continuar navegando pelo nosso site!
Muito obrigado e até mais!